Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação
Início do conteúdo da página

O Curso

Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 22h39 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 22h40 | Acessos: 2582

A Engenharia de Minas é a área do conhecimento que envolve a prospecção, a pesquisa mineral, o planejamento e a extração dos minerais, a elaboração de projetos, e as operações de aproveitamento racional e sustentável dos recursos minerais, os quais serão transformados pelas indústrias químicas, cerâmicas ou metalúrgicas em produtos indispensáveis à melhoria da qualidade de vida da sociedade.

O Curso de Graduação conta hoje com 200 alunos, regularmente matriculados. O turno de funcionamento é diurno. A Carga Horário Total do Curso é de 3,600 horas com duração mínima de 5 anos. O tempo para Integralização do Curso é de 10 períodos letivos (mínimo) e de 15 períodos letivos (máximo). A Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia também oferece disciplinas para outros Cursos de Graduação da UFCG, como nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Petróleo.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Dentro do Curso de Graduação existem as seguintes áreas de conhecimento: Geologia de Minas, Lavra de Minas, Tratamento de Minérios, e Gestão Ambiental.

A área de concentração de Geologia de Minas tem como principais objetivos: (a) pesquisa de corpos, ocorrências e depósitos minerais; (b) mapeamento geológico no campo e em jazidas; (c) estudo geológico de depósitos ígneo, sedimentares e metamórficos, (d) sensoriamento remoto; (e) economia mineral; (f) geoestatística aplicada à mineração; (g) prospecção geofísica; e (h) geologia econômica.

A área de concentração de Lavra de Minas desenvolve estudos sobre: (a) planejamento e modelagem da lavra; (b) métodos de lavra subterrânea e a céu aberto; (c) operações unitárias de lavra de minas; (d) mecânica das rochas; (e) pesquisa operacional aplicada à mineração; (f) projetos de mineração; e (g) direito mineral.

A área de Tratamento de Minérios visa o estudo de: (a) cominuição de minérios; (b) processos físicos de beneficiamento mineral; (c) processos físico-químicos de beneficiamento de minerais; (d) caracterização tecnológica de minérios; e (e) metalurgia extrativa.

A área de Gestão Ambiental compreende estudos destinados ao (a) controle ambiental da mineração; (b) avaliação de impactos ambientais; (c) aproveitamento de resíduos e rejeitos; e (d) desenvolvimento sustentável

Fim do conteúdo da página